14 de janeiro de 2010

Luto

Ontem, vendo o jornal na televisão, vi a cobertura completa sobre o terremoto que atingiu o Haiti e, com maior intensidade, sua capital Porto Princípe. As imagens com certeza foram chocantes e eu senti um arrepio na hora em que vi tantas construções, casas e pessoas sem poder fazer qualquer coisa. Incrível como nesses momentos até quem perdeu tudo, deixa sua 'casa' para ajudar o vizinho que também não conseguiu salvar nada.

Solidariedade no dicionário Aurélio é 1.Laço ou vínculo recíproco de pessoas ou coisas independentes. 2.Apoio a causa, princípio, etc., de outrem. 3.Sentido moral que vincula o indivíduo à vida, aos interesses dum grupo social, duma nação, ou da humanidade.


Logo após as imagens, o jornalista confirmou a morte da Sra. Zilda Arns, nascida em Forquilhinha/SC em 25 de agosto de 1934. Indicada ao prêmio nobel da paz e homenageada com o prêmio Anita Garibaldi pelo Estado de Santa Catarina (com certeza, um dos que recebeu ao longo de sua vida), a Sra. Zilda não foi só uma profissional da medicina que jurou honrar e proteger a vida humana acima de tudo, mas um exemplo de força e dedicação para com as crianças e por que não dizer solidariedade. Sim! Solidaridade é um substantivo feminino e descreve muito bem as ações dessa guerreira.

Eu até já tinha ouvido falar dos trabalhos da Pastoral da Criança, porém, não sabia da amplitude desse projeto tão bonito fundado pela Sra. Zilda A. Neumann e seguido por milhares de voluntários em todo o mundo: ela com seus conhecimentos de medicina pediátrica e uma receita simples combateu a mortalidade e a desnutrição infantil. A pastoral está presente em todos os Estados do Brasil e segundo o próprio site da instituição: "Mais de 261 mil pessoas acompanham mais de 1,8 milhão de crianças e 95 mil gestantes em mais de 42 mil comunidades de 4.066 municípios brasileiros"

Que bonito ver a caridade e a disponibilidade dessas pessoas que se dedicam a ajudar e cuidar do próximo sem receber nada em troca, apenas o sorriso de uma criança, o reconhecimento de uma mãe...

Vasculhando ainda na internet informações sobre a Sra. Zilda e a Pastoral da Criança eu encontrei a metodologia desse projeto tão incrivel: Espírito solidário + conhecimento = transformação social

Solidariedade com certeza é uma palavra feminina e teve uma representante digna do seu significado!


Em tempo: Para quem tiver interesse em saber mais http://www.pastoraldacrianca.org.br/

Nenhum comentário: