11 de junho de 2010

Goooooooooool

A minha sexta-feira começou em ritmo de Copa do Mundo. Sim! O celular despertou e a primeira música que eu ouvi foi Waving Flag interpretada por K’naan & Skank. Depois disso, ainda vindo trabalhar, ela foi a minha trilha sonora.. repetiu algumas vezes porque eu peguei o trânsito já complicado de Joinville. Esse ritmo, essa energia! Que delícia! Me emociona ver as pessoas com o sentimento de patriotismo tão à flor da pele. E só um evento tão grandioso para unir e celebrar a união de várias nações. Um sentimento que talvez não sentimos em época de eleição, por exemplo. Uma alegria impossível de se ver em outra comemoração nacional. Muito criticado por alguns, o futebol tem esse poder. E ao mesmo tempo que ele une, também consegue iniciar discussões e brigas vistas em estádios. Mas vamos falar de coisa boa, afinal o clima é propício para sorrisos, gritos de emoção e muito goooooooooooooool.

E o meu dia continua contagiante, apesar do frio e da chuva que caem lá fora. A escola já está toda enfeitada com campinhos de futebol feitos em cartolina e com uma seleção de jogadores escolhidos pelos próprios alunos; bandeiras de diversos tamanhos e de todos os países que irão participar da Copa do Mundo de 2010; e tudo isso regado a muito verde-amarelo-azul.

Tempo bom, de comemoração, de alegria.. Um pequeno espaço de tempo em que esquecemos as coisas ruins que acontecem à nossa volta e apenas sentimos orgulho de sermos brasileiros. Eu, não sou diferente de todos, mas ontem consegui me revoltar quando vi na televisão a reportagem do monstro (assim melhor denominado, do que pai) que mantinha em cárcere privado a filha e os 6 filhos que teve com a própria filha. Além de manter a família longe de educação, cidadania e direitos, ele abusava da filha e de duas filhas-netas, uma de 5 e outra de 8. Por alguns instantes uma coisa ruim percorreu minha cabeça e me deixou um pouco mais revoltada com esse mundo que está aí.

Mas antes que eu fique mal por imaginar as barbaridades que um homem é capaz de fazer, vou voltar meus pensamentos para a Copa! Afinal, eles me trazem um sentimento bom e eu devo aproveitar o momento: são apenas 31 dias que acontecem a cada 4 anos. Isso tudo se o Brasil levar o Hexa, caso contrário, nossa festa acaba antes...

...Ainda vou escutar muito a música tema e que, inclusive, já está como toque para chamadas no meu celular. Um trecho para quem ainda não ouviu:


Gol de placa, de trinvela, no cantinho, pra desempatar
É de letra, de cabeça, bicicleta, pra comemorar

A bola vai rolar! Entre a camisa e o coração!
Grito lá do fundo então
É campeão! É campeão!

E quando ela rola, o mundo para,
só na torcida sem respirar,
E quando ela passa pelo goleiro,
o Brasil inteiro vai comemorar!
Comemorar! Comemorar!

Nenhum comentário: