31 de agosto de 2010

Saiba Mais Sobre ... História do Scrapbook



História do Scrapbook



Muito conhecido nos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Inglaterra, o scrapbooking é a arte de criar álbuns de recortes com o uso de fotos, papéis decorados, adesivos etc.

A prática já existe desde o século XVII de acordo com algumas fontes. Os primeiros livros, no entanto, não tinham fotografias, pois as câmeras ainda não existiam. As pessoas colecionavam poemas, cartões, recortes de jornal, embalagens e elementos que representassem algum momento especial ou pessoa querida. Eram criados livros de memórias que eram mantidos em família por muitos anos.

1839 é conhecido como o ano do nascimento da fotografia, porém o processo não era muito comum. Apenas em meados de 1857 é que algumas companhias começaram a produzir álbuns de couro com páginas impressas com desenhos de flores e pássaros e com espaços para pintura de aquarela e fotos.

Com a invenção da máquina fotográfica Kodak e dos filmes em rolo, em 1888, é que aconteceu a popularização das fotos e, consequentemente, o crescimento dos álbuns de recortes que nessa época abriam espaço para os registros fotográficos.

No entanto, devido às restrições econômicas que se seguiram à Primeira Guerra Mundial, o scrapbooking perdeu sua popularidade no início de 1900, voltando a ter um espaço considerável apenas em 1980, ano que foi decisivo para essa arte: Marielen Chritensen compartilhou 50 volumes dos livros de memórias de sua família e os álbuns geraram tanto interesse que a família seguiu até abrir a primeira loja de varejo de estamparia chamada “Keeping Memories Alive”.

 
Os materiais utilizados no início dessa arte não são os mesmos. Hoje, são produtos feitos especialmente para scrapbook, livres de ácido que não prejudicam as fotos fazendo que com o tempo elas não amarelem ou estraguem.

O processo fotográfico se modernizou, as câmeras tornaram-se acessíveis a um número maior de pessoas e a internet divulgou os trabalhos feitos em scrapbook, conquistando mais adeptos a cada dia.

Fontes:




30 de agosto de 2010

Clube do Cartão

Finalmente o clube fechou e em breve começam as trocas de cartões.
Estou animadíssima com esse novo desafio e acho que vai render muitos posts ainda :)
O selinho do grupo que eu fiz para as participantes!


Ótima semana!!

27 de agosto de 2010

Fotos do Crop da Bianca

Ta bom, eu já sei! Já estamos quase entrando no crop de setembro e só agora eu vim postar algumas fotos do último encontro. Mas como já falei em posts anteriores tô sem câmera e fiquei esperando as gurias postarem as fotos na página do nosso grupo para poder copiar e divulgar algumas aqui!

Os créditos das imagens são da Dani (que ontem fez níver!! parabéns flor! recebeu meu cartão né??!) e da Fê!


Mulherada trabalhando!
Na minha mesa: eu, Catia, Amanda, Prof. Bianca,
Alze sorridente e Gi na frente (ih, rimou!!!)

Dani, eu e Aninha experimentando o tal do brigadeirão.
Mais do que aprovada a receita da Bianca, óbvio!

Galerinha animada tirando foto do grupo
que participou desse encontro supimpa!

Esperando para fazer a troca dos CJs: Ana, Fabrih e sua câmera,
euzita, Fê, Karlla e Catita!

Eu e a Karlla rosa!
Ela me entregou o CJ dela "Minha Infância"

Eu e meu CJ "Qual é o seu talento?"

Eu entregando meu CJ para a Alze.

Foto do grupinho que está participando do 2º CJ de Joinville: Daniela, Karlla, Fernanda, Pâm, Fabrise, Camila, Ana, Alzerina, Amanda e Catia


A-D-O-R-O!!!
Beijos pras gurias!!!

25 de agosto de 2010

Hoje tem níver!

Sim-pi-ri-lim!
Hoje o meu pequeno faz níver! 3 Anos de muitas lambidas pela manhã, muitos latidos para ir tomar banho, muitos xixis no jardim do prédio, alguns pacotes de ração e muitos, mas muito amor pelo meu Amicão!

Como estou sem a câmera vou postar uma foto desse ano, não lembro a data. Mas vejam se ele não é mesmo uma gracinha!

Parabéns para o Nich!!



23 de agosto de 2010

O tempo voa (e eu acho que não sou daqui)

Eu não tenho tanta idade assim (agora que cheguei na metade da casa dos 20), mas mesmo assim parece que durante um tempo vivi em outro planeta e me surpreendo a cada dia que passa com a minha nova ocupação.
Não pelo fato do que fazer, mas sim ONDE estar.

Na primeira semana estava querendo conhecer tudo e saber de tudo e não me atentei muito para as crianças: tinha vontade de abraçar tudo e decorar todos os nomes na mesma hora. Já queria estar à todo vapor fazendo tudo.. Impossível, óbvio, porque as pessoas não me conheciam e portanto não sabiam se poderiam confiar em mim e eu ainda me perdia nos corredores da grande escola.
Os dias foram passando e eu, mais calma, mas ainda atenta a tudo e a todos, comecei a prestar atenção nos alunos. A cada dia que passava eu os conhecia um pouco mais e os meus olhares atentos estavam mais direcionados para essa turminha que tem muito a aprender e ensinar.

Confesso que fiquei um tanto surpresa ao ver muitas crianças, ainda pequenas, com celulares nas mãos durante o recreio. Na hora foi um tanto quanto estranho já que eu tinha ganho o meu aparelho apenas quando entrei na faculdade. Tudo bem que isso talvez não fosse base.. mas mesmo assim a surpresa aconteceu sem que eu percebesse. Não talvez pelos celulares, mas pelos modelos que eu vi sendo carregados nas pequenas lancheiras: alguns com tv, outros com touch.. modelos que nem eu tenho (e como vão as coisas talvez demore a ter um...).



Passado alguns dias, ao chegar para mais um dia de trabalho avistei duas garotinhas, talvez não tivessem ainda 10 anos feitos, olhando para seus tênis. Achei normal, até que me aproximei  e pude escutar que uma questionava a outra sobre a marca do tênis; e detalhe, se era original mesmo!
Não foi fácil pra mim ouvir isso. O meu primeiro susto já havia passado, porém o de agora tinha superado o anterior. Continue meu passo firme até a minha sala onde pude me indignar em voz alta. Absurdo!


Mas o motivo desse post não se originou no celular ou nos tênis. O pivô dessa escrita foi a tal da calça boyfriend. Moda atual em que a garota usa as roupas do namorado, mais especificamente o jeans. Ou seja, ele fica mais solto no corpo e com um ar masculino, mais despojado. Alguns amam, outras odeiam. Eu prefiro ficar no grupo que não ama, não odeia, mas também não usa.
Bom, voltando a história: andando pelos corredores vi uma garota que deveria estar cursando a 3ª série, no máximo, perguntando para uma amiguinha "Você acha que eu fico bem com uma boyfriend?"

PARA TUDO! Que eu quero descer!

Ou eu estou muito fora da realidade, ou realmente as crianças estão ficando precoces. Isso me assusta muito, afinal de contas meu primeiro namorado foi aos 15 anos .. e firme.. com a aprovação dos meus pais. E eu já achava que tinha sido a pioneira para a minha época! Mas que nada... as meninas daqui já conversam sobre beijo e namorados com menos de 12 anos.

Posso estar muito errada, e não digo que não. Afinal sou de uma outra época não tão longe, mas que tinha outros costumes e outra educação. Não que isso seja ruim ou bom. Não sei. Só sei que tenho muito medo de ter filhos.. ainda mais agora sabendo que posso ser sogra ainda quando minha filha estiver no jardim.

Mundo à todo vapor. Mudanças constantes. Adaptação imediata.

Se eu vivi em outro planeta, por favor, eu quero voltar!


17 de agosto de 2010

Saiba Mais Sobre ... Termos usados no Scrapbook: DiciScrap

Amo escrever, gosto muito de pesquisar sobre coisas novas e inusitadas e o scrapbook é a minha terapia. Uni as 3 coisas e criei uma nova "coluna" aqui no blog que vai falar e explicar um pouquinho do scrapbook. O legal de tudo isso é que eu tb vou aprender junto, pesquisando e vou tentar passar um pouquinho do que achei aqui para vocês.

Então iniciando o Saiba Mais Sobre, resolvi pesquisar sobre os termos que tanto falamos e ouvimos no scrap. Confesso que até algum tempo atrás o LO era um desconhecido para mim e sentia dificuldade quando ia navegar nos blogs e via tanta coisa junta que para mim não fazia muito sentido.
É isso! Vamos lá então...



Termos Usados no Scrapbook: DiciScrap


Bow
São os laços.


Corners
São as cantoneiras, usadas para prender a foto ou o papel.


Créditos
Informações sobre quem fez a página (scrapers) e quais marcas usou (papéis, elementos..). No scrapbook digital vão as informações da designer que fez o freebie ou kit.


Crumple
É o efeito amassado no papel.


CT
Significa Creative Team, que é um grupo formado por scrapers que tem o objetivo de divulgar o trabalho de designers em seus projetos.


CT Call
É uma espécie de chamada para seleção do grupo de criação, ou Creative Team.


Designer
É quem cria kits, elementos, papers, alphas, etc.


Doodles
São desenhos feitos à mão.


Embellishment
São os enfeites de uma forma geral, sejam eles para um projeto digital ou artesanal.


Eyelet
Ilhós.


Fibers
Fibras.


Flowers
São as flores.


Frame
É a moldura.


Freebies
Kits gratuitos com elementos, embellishments, papéis.. feito por designers.


Journaling
É a parte escrita do layout. Pode ser uma música, uma poesia, algo livre contando ou explicando algo do layout.


LO
Significa layout, a própria página de Scrap e sua disposição (papéis, formatos, embellishments..).


Mask
Máscara.


PAP
É o passo-a-passo. A maneira detalhada de como se aplica determinada técnica ou se faz um projeto todo.


Paper Clip
Clipe para papéis.


Quick Page ou QP
Feito por designers, é um layout pronto, em que será necessário apenas dispor a foto e escrever o journaling (se houver).


Ribbon
São as fitas.


Ric-Rac
São as sianinhas, aquelas fitas em desenhos ondulado encontradas em armarinho.


Sampler
São as amostras dos produtos.


Scrapper
É quem faz a montagem de páginas de scraps, seja ele digital ou artesanal.


Scraplift
Lift significa copiar. No scrap, é quando nos inspiramos em algum layout para fazermos o nosso.


Sketch
É o esboço criado no papel antes de elaborar uma página. Nele se define qual a disposição das fotos, título, journaling, embellishments e que forma terá. O mesmo sketch pode ser usado para fazer diferentes páginas: o que vale é a criatividade.


Stitch(es)
São as costurinhas, alinhavos e bordados.


Tag
São pedações de papel tipo etiquetas em vários tamanhos e formatos e são utilizadas para enfeitar (quando já decoradas) ou para escrever (conhecidos como journaling).


Tearing
É o efeito rasgado.


Templates
São arquivos do Photoshop formados por diversas camadas e usado para criar layouts.


TOU ou Terms of Use
São os termos de uso que acompanham os kits digitais e que indicam o que pode ser feito com o tal.


Tools
São as ferramentas utilizadas.


Tuto
É o tutorial.


Wordart
São palavras, termos e frases com toque artístico.




Gostaram? Quero saber as opiniões!! E se alguém tiver mais alguma palavra ou expressao deixe um comentário que adiciono ao nosso DiciScrap!!
Beijossssssssssssssss

16 de agosto de 2010

2º CJ - Pâm por Pâm

É isso mesmo!
Esse post é, finalmente, para mostrar a minha participação no meu próprio CJ.. hehehe
Então lá vai..
O tema era talentos e como eu já contei nos posts anteriores eu canto.. então nada mais justo do que fazer uma página da Pâm pequena cantando :)

(Usei tinta spray para fazer o fundo e só deixei sem marcar a nota musical. Contornei as fotos com caneta gel branca)

(Usei tb renda e flores e strass by prima na borboletinha)

(Música que eu cantei vários festivais. Uso de fio encerado, carimbeira e tag com meus dados)

(Foto da página dupla e tag. Dentro uma foto minha de 1997 + ou -)
(Bastante tinta, algumas fotos e poucos embellishments.. será que isso é um estilo???)

Beijos Mil

13 de agosto de 2010

Eu quero!!

Tarde bonita!
Melhor inspiração não há!
E olhem o que eu encontrei na net:


Eu PRECISO de uma camiseta dessas!
Amei!!!


Aqui mais alguns modelinhos disponíveis:

A da máquina de costura tem a cara da Aninha!!

Essa caveira com a tesoura.. arg.. sexta-feira 13.. sei lá!

pistola de cola quente.. hehehe.. prácaba!
A loja é fofa, apesar de não ter muitos produtos, mas vale a pena dar uma olhada e quem sabe encomendar umas coisinhas!



Selinho comemorativo CJ 2ª Edição

Sexta-feira 13 em Agosto!
Será que isso é bom ou ruim????!??!

Sei lá.. para garantir acho que à noite vou convidar meu amor para assistirmos um filme de terror :)

....

O assunto do 2º CJ ainda não acabou e como eu já tinha comentado com as girls, eu fiz um selinho para comemorar a nossa façanha!
Como, nessa edição, somos em 10 (sim! o povo daqui está se revelando) eu optei por colocar os nomes e não as fotos como no primeiro (e tb é sempre bom mudar né!).
Então lá vai:

Gostaram? Eu fiz com todo o carinho para essas garotas que eu adoro, com quem eu aprendo muito e que me fazem dar boas risadas!

Um ótimo fds!
E sem chuva!!

12 de agosto de 2010

My best friend Nich

Dia bonito hj em Joinville!
Não tá tão frio e ainda não chove (acabei de ler no jornal que o recorde desse ano em Joinville são 9 dias consecutivos sem chuva.. bom hein... heheheh).

Mas mudando de saco para mala, vou postar as fotos do projeto que a gravidíssima Bianca ensinou pra gente no sábado!

Aqui o projeto dela:


A Bianca tem um estilo único que eu admiro e trabalha muito bem com as cores.. eu já não me arrisco tanto pq não tenho (ainda) esse feeling. Eu já falei que eu sou fã?? .. hehehhe.. Nesse mundo do scrap conheci pessoas muito queridas que eu admiro, respeito... tão bom encontrar gente assim!!

Mas vamos lá..abaixo o meu :) 

página inteira
uso de costura e paper rolling
carimbo, fita banana, fio encerado, recortes manuais, distress..
um pouquinho do que foi usado no projeto
mais um pouco de costura.. mudei minha
flecha, mas mantive a ideia proposta


Gostaram? Eu adorei a tarde de sábado ao lado de um grupo TDB!!

11 de agosto de 2010

Clube do Cartão Amigas do Papel

Hello Scrappers!

Vocês sabem o que é o Clube do Cartão Amigas do Papel?
Um grupo de 20 scrappers que irão trocar cartões feitos de scrapbook artesanal, e tudo via correio, como à moda antiga. Gostou? Quer participar?
Corre que ainda tem vaga! As trocas começam em Agosto!!

A iniciativa é da Aninha Siqueira!


 

Second Part of My CJ

Continuando as fotos do meu CJ que só agora eu consegui editar e arrumar tudo bunitinho.... (para compensar o post anterior que foi imenso, esse aqui vai ser curtinho, prometo!!)


Detalhe da páginas das regras do CJ. Os papéis eu ganhei no sorteio da Rô que teve no CROP estrelado! Amei a combinação das cores!!

Detalhe da página que fiz para o grupo, com os nomes (só a Deia que entrou de gaiato na listinha, mas depois acabou não participando desse CJ)

E a flor que ficou no cantinho e ganhou espaço nas páginas anteriores que eram recortadas!!

Por hoje é só!
Viu como foi rapidão??

Em breve, volto com as fotos do encontro, o projeto que aprendemos com a Bianca Alonso e a última parte do meu CJ: a minha página!

10 de agosto de 2010

Circle Journal de Joinville 2ª edição

Hello Girls,

Finalmente nosso segundo CJ Joinvillense teve início!
Foi no crop de sábado na casa da Bianca Alonso que cada uma apresentou seu projeto e fizemos a 1º troca.
O meu eu acabei lá no crop mesmo.. ou melhor.. ainda não acabei, pq vou querer colocar mais uma coisinha que depois em casa eu lembrei :)
Enfim, como estava sem câmera contei com a ajuda da Super Catita (Brigaduuuuuuuuu).

O meu tema foi: Talentos/Dons
E o título: Qual é o seu talento?
Tamanho: 20 x 20 cm

Pensei em fazer muita coisa, muitos detalhes e deixei para a última hora para colocar as mãos na massa.. Ficou simples, não do jeito que eu queria, mas acho que vai inspirar belas produções do time!

Abaixo as fotinhos do meu:

Escolhi as cores azul, laranja e vermelho para compor as páginas inicias do meu CJ. Arrisquei em tons que geralmente não uso junto, mas gostei do resultado final!

Página de abertura com uma foto minha e o meu talento: cantar :)

Aos 5 anos de idade entrei num coral de igreja. Minha infância foi toda lá dentro, com um grupo de crianças e jovens que tinham o mesmo gosto em comum. Fazíamos viagens, passeios, cantávamos em festas, missas e em casamentos. Mais velha, depois, fiz aulas de canto particulares para fazer o teste para entrar na Casa da Cultura. Passei e fiz canto, teoria musical e percepção durante 3 anos. Meu primeiro recital com o grupo da Casa da Cultura foi cantando Ben (de Michael Jackson) e as As Rosas Não Falam (de Cartola). Até hoje eu sou apaixonada por essas duas músicas!
Mas meus tempos de cantoria não pararam por ai.... Ainda nas primeiras aulas de canto, meu professor de música organizou algumas apresentações para mim: Festa das Flores, Lanchonete 17, Centro Comunitário do Costa e Silva, Praça Nereu Ramos, Escolas.. Ensaiava direto, cuidava com o que comia e nunca tomava gelado. Tempo bom, mas difícil para uma menina com compromissos de segunda a segunda e que queria apenas dormir até mais tarde e brincar sem hora de parar.

Ah, continuando minha histórinha:

Cresci e continuei na música. Aprendi muito mais! Participei do Festival da Canção Estadual, mas não ganhei..Nos anos de 1997 e 1998 participei do Show de Talentos, na época organizado pelo Shopping Americanas Joinville. Ganhei os dois anos consecutivos em 1º lugar. Nesses tempos eu e os músicos do coral nos reuníamos nos fds para ensaiar. Ainda participei de um programa de tv em Floripa.. E a música que eu mais cantava era "Como eu te amo", uma versão do tema do filme O Guarda Costas da Whitney Houston. Era difícil e por eu e a banda ensaiavámos todos os dias, inclusive nas férias!
Foi ai que conheci o meu marido. Sim! Eu cantava e ele tocava no coral... A história dai pra frente rende outros tantos posts... heheh...
Mas para fechar, sai do coral quando entrei na faculdade. Fiquei no grupo durante 11 anos. Conheci muita gente, aprendi muito, por vezes chorei.. tempos bons que eu relembro agora no meu CJ :)

Mas vamos ao que interessa!
Página inicial com alguns talentos escondidos atrás da foto. Como diz a Karlla, o meu CJ se mexe!

Apresentação

Página com uma mensagem e a minha assinatura fofa by Fabrih
Atenção para o detalhe de como eu juntei esse pedaço ao CJ: transpassei fitas junto ao espiral!

As regras

Listinha básica que as meninas nem sabem da metade e já acharam muita coisa.. tadinhas...falei que tive milhares de ideias né..

Não podia deixar de colocar a foto do povo.. alguns participando desse CJ e outras não. Mas foi a única foto que tinha com todas, ou melhor, faltou a Catita!

Agora, a minha página para esse CJ eu mostro na próxima postagem pq essa já ficou imeeeeeeeeeeensa!

beijos para o povo que teve paciência de ler até o final!!!